Opinião

Artigo: Reitor da UFSM fala sobre superlotação no Husm e gestão do hospital regional

Paulo Afonso Burmann

"

Sobre o Hospital Regional e a UFSM
A Universidade Federal de Santa Maria há muito tem se manifestado sobre a importância deste novo Hospital para a região. Ao mesmo tempo, tem expressado, em todos os espaços, a sua expectativa em disponibilizar à população, com a maior rapidez possível, este novo serviço de saúde.

Neste cenário de incertezas econômicas e políticas, soluções racionais e sensatas precisam prosperar. Assim, entendo que a opção mais viável para atender ao interesse da população regional é a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), que somar-se-ia às estruturas do sobrecarregado Hospital Universitário da UFSM (HUSM) e ao sistema público, integrando e qualificando os serviços de saúde.

Um ano após assumir a gestão do HUSM, a EBSERH concursou novos profissionais, extinguiu as contratações pela fundação e qualificou seus processos de gestão, o que impactou no aumento de 60% em consultas especializadas, 30% em exames e na abertura de 50 novos leitos.

Na esteira destes dados, destaco os índices de satisfação dos usuários, que ficaram em torno de 95%. Estes resultados têm sido obtidos sem contar com a ampliação de área física no HUSM (40 leitos de CTI em construção e novo prédio para laboratórios em licitação, entre outras obras), comprovando que as possibilidades de qualificação e ampliação do atendimento com o Hospital Regional são significativas.

Atendimento SUS com acesso controlado pelos gestores
O HUSM é um hospital 100% público desde a criação do Sistema Único de Saúde - SUS. Todo recurso financeiro, toda tecnologia e todos os profissionais que trabalham neste hospital estão a serviço do SUS, com única porta de entrada. Portanto, todos são tratados de forma igualitária, independente do seu poder econômico ou classe social. Além disto, o HUSM avançou muito no acesso regulado pelas Secretarias Municipais de Saúde e pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, que já marcam as primeiras consultas especializadas e, muito em breve, marcarão os exames de acesso direto.

Essa experiência do HUSM com o sistema público e gratuito é incomparável, o que, junto a outros indicadores, consolida a posição do HUSM/EBSERH como a instituição pública que reúne as melhores condições para fazer a gestão de um hospital totalmente a serviço de quem mais precisa, 100% SUS.


Financiamento Federal da Educação e da Saúde
Os Hospitais Universitários Federais são financiados com recursos dos Ministérios da Saúde e da Educação. No HUSM/EBSERH a folha de pagamento mensal dos seus mais de 2 mil servidores (750 contratados via EBSERH) soma, aproximadamente, R$ 13 milhões.

Em hospitais de alta complexidade, os salários constituem mais da metade de seu custo operacional. No caso de hospitais como o HUSM, mais de 50% do custeio é pago pelo MEC, que inclui, também, em torno de 40 milhões de reais  repassados anualmente ao HUSM para financiar atividades de assistência e formação de profissionais. Esses recursos representam, além do investimento na saúde pública, investimento na economia da região.

Não é novidade para nenhum cidadão brasileiro a dificuldade de financiamento para o sistema público de saúde. Não sendo a UFSM/HUSM/EBSERH, quem garantirá este volume de investimento para o Regional? O Ministério da Saúde? Dificilmente, pois o Governo Federal já aprovou que a EBSERH administre o Hospital Regional. Por outro lado, que motivação teria o MS para não compartilhar com o MEC o custeio das despesas obrigatórias do Regional?

Assim, é improvável que o MS financie integralmente o atendimento, incluindo a contratação dos profissionais. Restará ao Governo do Estado parte desse custeio que, ao que tudo indica, não teria recursos para o financiamento do Hospital Regional. Ou retiraria recursos financeiros dos outros hospitais da região e dos municípios para manter o Regional?

Considerando a pr"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

BM recaptura adolescentes que fugiram do Case em Santa Maria

Próximo

Dois são presos em operação de combate ao abigeato em Vila Nova do Sul

Geral